terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O PREÇO DA DESORGANIZAÇÃO

A desordem traz prejuízos de tempo e até financeiros


Você sabia que, cada objeto perdido pode custar até 15 minutos do seu dia? As pessoas perdem, no mínimo, esse tempo atrás de algum objeto que não conseguem encontrar.
Considerando, supostamente, que você ganhe R$ 20 por hora, a desorganização custaria R$ 5 por dia, R$ 35 por semana, R$ 150 por mês e R$ 1.825 por ano. “Não temos costume de levar em conta que nossa hora tem um preço e, ao perder tempo procurando algo, deixamos de fazer outras coisas. Por isso, na hora de arrumar, é preciso aliar praticidade, facilidade e economia de tempo – e, consequentemente, de dinheiro.

Delegar é fundamental

Pelo menos uma pessoa na casa deve ficar responsável pela organização. Uma dica é deixar um cesto grande na sala ou em algum outro cômodo. Assim, a pessoa tira o que está fora do lugar da frente, mas não guarda simplesmente em qualquer lugar. Deixa ali naquele canto para depois, com calma, colocar no seu devido espaço. Dessa forma, além de não desarrumar, não deixa ninguém neurótico o tempo todo para guardar tudo.
O sucesso da empreitada só é garantido se todos os familiares se conscientizarem. Todos são responsáveis pela ordem na casa.
Quando há crianças, é importante envolvê-las de forma lúdica. Ensine-as a pegar um brinquedo apenas depois de guardar o outro e estimule-as a brincar de arrumar. É legal elogiar também, falar que o armário está lindo quando elas arrumam.
Especialistas destacam alguns pontos fundamentais para deixar a casa arrumada no dia a dia:
  • Descarte tudo o que não usa, não gosta ou não serve.
  • Planeje o que deve ser feito.
  • Coloque os itens mais usados em locais de fácil visualização e acesso, entre a altura dos olhos e da cintura.
  • Separe os objetos de acordo com sua necessidade. No armário das crianças, segmente dessa forma: gavetas para blusas de manga curta, de manga longa, para brinquedos, para coisas da escolinha etc.
  • As roupas de adultos podem ser separadas por cor.
  • Sapatos devem ser dispostos em prateleiras.
  • Na despensa, a divisão pode ser por categorias, como produtos matinais, enlatados etc. E atenção: objetos abertos precisam ser separados dos fechados.
  • Se for inevitável acumular a louça suja para lavar no dia seguinte, deixe o máximo de coisas dentro da cuba, de molho com água e detergente, para que no outro dia fique mais fácil de lavar.

(11) 4497 0588 . (11) 7441 7722 . organizatta@organizatta.com.br

2 comentários:

  1. Olá...

    Gosto muito das dicas que você apresenta. Obrigada.

    Corriga a palavra pressa, pois está escrito errado...

    Abraço

    Luciana

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