quinta-feira, 14 de abril de 2011

COMO ORGANIZAR ARMÁRIOS & CLOSETS

COMECE PLANEJANDO AS SUAS NECESSIDADES



DIVISÕES

Informe a quem estiver projetando o closet ou o armários, as características importantes do usuário: que tipo de pessoa o usará, que tipo de roupa esta pessoa usa mais, se além do vestuário deve haver espaço para outras peças (como roupa de cama, roupa de banho, malas, chapéus etc).
Um closet de homem geralmente tem: cabideiros, gaveteiros, prateleiras, sapateira e cofre escondido. Enquanto que o feminino tem tudo isto, e mais: compartimento para bolsas, para vestidos longos e gavetas menores com chaves para se guardar jóias, perfumes, etc.
Tenha em seu closet caixas ou gaveteiros especiais para guardar a roupa que está fora da estação.
Lembre-se de fazer o rodízio: na chegada do verão tire as roupas frescas e guarde as quentes e viceversa.
Para closets grandes, deixe no espaço central um móvel com muitas gavetas para colocar as miudezas.

ACESSÓRIOS

Além de armários e prateleiras para a organização das roupas, são essenciais uma banqueta ou pufe onde a pessoa poderá sentar-se para calçar os sapatos e, claro, um bom espelho.
Deixe uma escada desmontável à mão para alcançar as prateleiras mais altas.
Tenha ganchos em seu closet para deixar aquela roupa que acabou de tirar e que deve ficar tomando ar antes de ser guardada.
Use cabides iguais: eles dão uma melhor impressão de ordem e organização.
Utilize capas com visor para ternos e blazer: elas organizam e preservam melhor a roupa.
FAÇA A SELEÇÃO

O descarte de algumas peças é o ponto de partida para uma arrumação quem acabe com o problema. Antes de distribuir os objetos e roupas em seus devidos lugares, você precisa analisar criteriosamente o que fazer com cada peça sem uso.

Faça a si mesmo perguntas do tipo:

. Esta roupa fica bem em mim?
. Há quanto tempo eu não uso esta roupa?
. Haverá alguma ocasião para usar esta peça?
. Por que devo manter esta roupa?
. Com quais outras peças do meu guarda-roupa este acessório combina?

Providencie 3 caixas grandes e identifique-as: Doação - Conserto - Lixo

DOAÇÃO

Você pode doar para uma instituição de caridade, um parente ou amigo, ou até mesmo vender para brechós, as roupas e acessórios que ainda podem ser utilizados, mas que você por alguma razão não usa há mais de 12 meses.

CONSERTO

Coloque nesta caixa as roupas e acessórios que você gostaria de usar mas precisam de manutenção. Só não vale deixar a caixa escondida depois num canto do armário. Agenda uma data próxima para providenciar os reparos necessários.

LIXO

Aquilo que não vale a pena ser consertado nem serve para doação como meias e lingeries velhas e furadas, brincos sem par e roupas manchadas, devem ser descartadas sem pensar duas vezes.
A única exceção vale para peças de caráter emocional que sejam realmente especiais como uma roupa de batizado por exemplo. Mas cuidado! Seja bastante criteriosa em relação a estas peças senão você corre o risco de continuar sem espaço no seu closet!

OBSERVAÇÕES:

- Roupas, sapatos e acessórios ligados a modismos, cosméticos e sacolas vazias são os primeiros da lista de descarte.
- Preste atenção no que vai descartar. Modelos étnicos (são atemporais e permitem várias composições), clássicos (jeans e terninhos), e peças feitas com materiais de qualidade devem ser mantidos.
- Ao fazer compras, analise o que já possui e compre somente o que precisa. Melhor ainda se ao comprar uma peça, outra seja descartada.

(11) 4497 0588 / (11) 7441 7722 . organizatta@organizatta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário