sábado, 28 de janeiro de 2012

ANTES e DEPOIS - ROUPARIA

ROUPEIRO 1

Vocês vão ver algumas fotos de roupeiros e poderão observar como pequenas intervenções podem melhorar o ambiente tanto funcional como visualmente.

 

Na foto acima não existe um padrão de dobra das toalhas nem dos lençóis, como cada peça é dobrada de um jeito e não existe regra para a acomodação, visualmente não fica bonito e funcionalmente não está adequado pois as peças estão misturadas entre si (jogos de toalhas de banho estão misturadas com toalhas avulsas, lençóis de casal misturados com lençóis de solteiro). Confesso que pra organizar lençóis é sempre bem trabalhoso e demorado, pois lençóis de casal geralmente estão misturados aos de solteiro e pra piorar a situação as fronhas estão sempre perdidas entre eles, isto é, quando elas ainda existem.

     

Apenas batendo o olho dá pra perceber a melhora no visual, e apesar da organização da rouparia ser mais trabalhosa e demorada como comentei acima, as intervenções aqui foram poucas.
Além de padronizarmos as dobras dos lençóis e das toalhas, separamos as peças nas prateleiras da seguinte forma:

Primeira prateleira - Estão os jogos de casal (toalhas de banho e rosto juntas)

Segunda prateleira - Estão os jogos de solteiro (toalhas de banho e rosto juntas), apesar de ter toalhas de cores iguais o que nos confundem com jogos de casal, o que os diferencia são bordados e algumas estampas

Terceira prateleira - Toalhas de rosto avulsas e toalhinhas de lavabo, além de alguns sabonetes líquidos (o ideal seria deixar todo o armário apenas com peças de rouparia, mas como havíamos realocado vários produtos de higiene para os banheiros, não tínhamos mais espaço para guardar os sabonetes líquidos, por isso resolvi deixá-los juntos, já que eles serão repostos nos próprios banheiros e lavabo)

Quarta prateleira - Algumas peças avulsas - do lado esquerdo toalhas de praia e do lado direito lençóis de solteiro

Quinta prateleira - Jogos de lençóis completos - do lado esquerdo lençóis de casal e do lado direito lençóis de solteiro

Última prateleira - Usamos caixas organizadoras para guardar objetos menores. Os tapetes e toalhas para mesa foram realocados para outro lugar.

Durante a organização, utilizamos diversos tipos de caixas para organizar os ambientes e pequenos espaços, elas variam de acordo com a necessidade, gosto e bolso de cada cliente.

Caso queiram, podemos usar etiquetas para identificar o local onde as roupas serão guardadas, isso facilita quando a guarda das roupas são feitas por mais de uma pessoa e quando ocorre a troca de funcionárias, assim, a que está chegando poderá manter a ordem sem maiores dificuldades.

DICA - Mantenha suas peças de rouparia sempre agrupadas para que as mesmas sejam usadas sempre juntas a fim de evitar que uma peça fique mais desbotada que a outra. E fala sério, nada melhor do que deitar numa cama bem arrumada, perfumada e com TODAS as peças combinando não acham?

Obs - A padronização da dobra das toalhas e dos lençóis também podem ser feitas com gabaritos (moldes) assim como fazemos para dobrar camisetas. Basta você medir o espaço que tem no armário para acomodar essas peças e fazer o molde de acordo com a sua necessidade, o molde pode ser feito com papel cartão ou uma folha de papelão que podem ser plastificados para prolongar a duração.
Em breve vou mostrar aqui passo a passo de como dobrá-las usando esses gabaritos.

Mais algumas fotos....


*****************************************************************************



*****************************************************************************




ROUPEIRO 2
Nas fotos abaixo vocês vão perceber que o local de acomodação das roupas são diferentes, pois além de realizarmos a mudança da cliente fizemos também a organização da rouparia e closet na nova residência.



ANTES 1
Aqui as toalhas e os roupões dos adultos e das crianças estavam todos misturados e acomodados em um guarda roupa comum. Mais uma vez, o visual está carregado e a funcionalidade comprometida, pois para achar peças iguais (jogos) no meio disso tudo era uma grande dificuldade, então, cada um pegava qualquer toalha e algumas estavam mais desbotadas que outras.

DICA - Se você tiver um espaço assim no seu guarda roupa (aqui era o espaço usado como cabideiro, eles adaptaram para guardar toalhas), peça a um marceneiro que coloque algumas prateleiras, isso é muito simples de fazer e não fica caro e você vai poder aproveitar o espaço de uma forma melhor, deixando o visual mais bonito, mais organizado e funcionalmente adequado.


DEPOIS 1
Observem como prateleiras fazem uma grande diferença no espaço. Este roupeiro está localizado no corredor dos quartos, o que facilita o acesso de todos, inclusive dos hóspedes
O trabalho aqui foi padronizar as dobras das toalhas e separar os jogos de casal dos de solteiro e das peças avulsas.
Nas duas últimas prateleiras deixei apenas toalhas e roupões das crianças para que elas conseguissem pegar sozinhas.
Vocês perceberam que algumas toalhas (principalmente as coloridas) que estão aqui não estavam na foto do antes? Pois é, isso é bem comum de acontecer. No momento da organização, procuramos por várias partes da casa peças que possam ser agrupadas entre si e as toalhas coloridas estavam cada uma num espaço diferente, e por fim colocamos todas juntas e isso certamente vai facilitar a vida de quem trabalha ali.

 
ANTES 2
Você teria paciência de procurar peças do mesmo jogo para colocá-las no banheiro ou também pegaria qualquer uma? Isso gera um certo estresse e toma tempo não acham?


 DEPOIS 2
Olhem como fica muito mais fácil e apresentável.
Separei da seguinte forma:

Primeira prateleira - Apenas peças avulsas

Segunda prateleira - Jogos de solteiro para visitas

Terceira e quarta prateleira - Jogos de casal



Espero que tenham gostado.

Abraços

Alessandra Araujo

ANTES e DEPOIS - BANHEIROS

Hoje eu vou mostrar pra vocês algumas fotos de antes e depois para que vocês conheçam um pouco do nosso trabalho e vejam que com poucas interferências conseguimos, além de mais espaço, um ambiente muito mais agradável.


ANTES 1 - Banheiro de adolescente
Desta forma fica difícil encontrarmos alguma coisa, pois os produtos e objetos estão espalhados de qualquer jeito.
Além da dificuldade em encontrarmos as coisas, o apecto visual não está legal, a aprência está "poluída" o que pode gerar uma sensação de estresse para a dona do ambiente.
Para quem tem criança em casa ou costuma receber visitas acompanhadas com crianças vai um alerta. EVITEM deixar alguns produtos ao alcance das mesmas. Um exemplo disso é o inseticida e o óleo de máquina que estavam guardados no armário debaixo da pia.

DEPOIS 1
Aqui eu optei por colocar cestinhas transparentes que não poluem o visual e delimitam os espaços. Essas aqui são da marca plasútil e podem ser encontradas em diversos tamanhos e o preço é bem acessível variando de R$1,99 (a menor) a R$ 7,50 (a maior).  Lojas de 1,99 e alguns supermercados vendem este material.
Dentro das cestinhas os produtos são separados por tipos. Exemplo: uma cestinha só pra produtos de cabelo (shampoo, condicionador...), outra só pra produtos de perfumaria (desodorantes, cremes...) e assim por diante.
Dentro das caixas branca e azul estão algumas bijouterias e na caixa debaixo (com a menininha na tampa) estão acessórios de manicure. Mantenha os acessórios de manicure sempre juntos (pode ser em caixas de madeira ou plástico, necessáire, latinhas decoradas, entre outros...), assim você não vai perder tempo para procurá-los e também vai economizar dinheiro evitando comprar produtos repetidos como esmaltes por exemplo.
As necessáires também foram colocadas juntas para que possam ser localizadas com facilidade.
Agora sim está com aspecto limpo e bonito nos dando uma sensação de tranquilidade.


 ANTES 2 - Gaveta
Aqui tem vários produtos misturados e o nosso trabalho foi organizá-los por categorias. Fizemos uma caixa só para medicamentos (evitar deixá-los no banheiro), e distribuimos o restante dos produtos em outros espaços (em outras gavetas e em cestinhas debaixo da pia).
DEPOIS 2
Aqui está a mesma gaveta com alguns produtos que foram mantidos e agrupados entre si.


ANTES 3 - Banheiro de um casal
Além de agrupar os produtos entre si, é importante ver a data de validade de TODOS. Nessa triagem muita coisa já será eliminada, logo, você terá mais espaço para organizar o que restou.
Os produtos / acessórios de manicure e as necessáires foram realocados para outro lugar.

DEPOIS 3
Mudou um pouquinho né?
Aqui além dos produtos serem agrupados como falei diversas vezes, o diferencial foi fazermos uma cestinha para produtos de uso diário. Na prateleira de cima, a primeira cestinha da esquerda para a direita contém apenas esses produtos, isso facilitou a vida da cliente, pois basta tirar a cestinha do armário e colocá-la em cima da pia, assim que usá-los é só colocar tudo na cestinha de novo e guardar no lugar já definido. Ela ganhou tempo, pois com o agrupamento dos produtos ela não precisa ficar abrindo gavetas nem fuçando naquela bagunça para achar TODOS os dias as mesmas coisas.

Com a organização, além de ganharmos mais espaço, termos ambientes mais limpos e visualmente bonitos a economia é a nossa principal aliada, pois quando o espaço está organizado fica fácil visualizar o que temos e assim saberemos se realmente precisamos daquele produto ou a compra pode ser feita em outro momento.

Obrigada pela visita.

Alessandra Araujo





quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CURSO DE ORGANIZAÇÃO RESIDENCIAL




Depois de inúmeros pedidos e uma lista de espera com vários nomes, enfim, resolvemos ministrar o curso de ORGANIZAÇÃO RESIDENCIAL.

DATA DO CURSO

- Março / 2012


PÚBLICO ALVO

- Donas de casas que pretendem deixar seus lares mais organizados e harmoniosos

- Pessoas que simplesmente gostam de organização, independente de serem ou não donas de casa

- Pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho como Personal Organizer


Aos interessados em maiores detalhes, favor entrar em contato pelo e-mail ou telefones abaixo.

11 4581-2995 / 11 7441-7722 / 19 3878-4486
Alessandra Araujo

COMO TIRAR MANCHAS DE ROUPAS

DICAS CASEIRAS

Você manchou sua peça de roupa preferida, já tentou esfregar, lavar várias vezes e não sabe mais o que fazer para recuperá-la? Fique calma. Pesquisamos alguns truques para tirar manchas de vários tipos. Lembre-se que quanto mais cedo você tentar tirar a mancha, mais fácil será removê-la.
Caneta – Deixe a roupa como mancha de tinta de caneta de molho por algumas horas em uma vasilha com leite azedo ou uma mistura de leite e vinagre. Esfregue bem e repita o processo várias vezes.
Chiclete – Use o lado sem corte de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele vai endurecer e se soltar do tecido com facilidade. Outra opção para tirar mancha de chiclete é colocar a peça dentro de um saco plástico e levar ao congelador até que o chiclete endureça.
Batom – Com um tecido ou toalha de papel absorvente, tire o excesso com bastante cuidado para não espalhar ainda mais a mancha. Lave com detergente, esfregando delicadamente. Esfregar um pouco de álcool sobre a mancha de batom antes da lavagem também pode resolver o problema.
Ferro de passar – Quando quente demais, o ferro pode deixar uma marca amarelada no tecido. Passe água oxigenada sobre a mancha de ferro de passar e lave com bastante água.
Café – Lave a mancha imediatamente com água quente ou fervendo, manchas de café podem se tornar permanentes. Se o local for difícil de ser lavado, coloque outro tecido por baixo e esfregue gelo na mancha até que ela suma por completo. Esfregar uma solução de água e bicarbonato de sódio também funciona. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.
Gordura – Coloque uma toalha de papel absorvente embaixo da mancha de gordura e passe com ferro bem quente. Outra opção pare remover a mancha de gordura é aplicar detergente e esfregar bem. Outra opção é aplicar bastante talco sobre a mancha para que ele absorva parte da oleosidade. Deixe por algumas horas e lave bem.
Graxa – Coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha de graxa, deixe por alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão.
Vinho – Prepare uma mistura de suco de limão com uma colher de bicarbonato de sódio e deposite sobre a peça de roupa manchada. Deixe de molho por uma hora ou mais dependendo do tamanho da mancha e depois esfregue o tecido e em seguida coloque embaixo de uma torneira com água corrente. As peças brancas ou de cores claras devem ser colocadas no sol, já as de tons mais escuros precisam secar na sombra para não manchar. Não esqueça de lavar bem as mãos para não manchar a pele no sol.
Outra forma de tirar a mancha de vinho é jogar polvilho em cima da marca para absorver o excesso do líquido. A quantidade certa é de acordo com que cubra toda a extenção da marca no tecido. Com um pedaço de algodão embebido no leite morno, aplique em cima para retirar a mancha e em seguida lave normalmente.

Fonte: Dicas de mulher

COMO CUIDAR DOS UNIFORMES ESCOLARES



O início das aulas está chegando e é hora de tirar os uniformes do armário para ver se estão prontos para enfrentar mais um ano! Antes de qualquer coisa, é necessário verificar se eles estão servindo, precisando de algum ajuste ou se falta alguma peça para comprar.
Os uniformes são usados todos os dias e como, geralmente, são peças caras, precisam ser bem cuidadas, certo?
Veja como cuidar das suas peças:

* Como são lavados quase diariamente, não é preciso deixar de molho – exceto quando há manchas;
 
* Olhe bem a peça antes de lavar e confira se tem alguma mancha. Se tiver, use Omo Líquido Super Concentrado, que tem 3 vezes mais agentes de limpeza para resolver o problema. Aplique um pouco diretamente nela, deixe de molho por até duas horas e depois lave normalmente;
 
* Lave separadamente os uniformes com peças da mesma cor e tecido para evitar desbotamento e desgaste no tecido;
 
* Não use alvejante clorado para clarear peças brancas, pois desgasta o tecido mais rapidamente;
 
* Não passe escova com cerdas duras para tirar a sujeira;
 
* Se for lavado à mão, esfregue e torça com cuidado para não deformar o tecido;
 
* Seque à sombra para não desgastar a cor;
 
* Se a peça tiver estampa, passe à ferro do avesso e com temperatura amena. E se o tecido for 100% poliéster, use protetor de ferro ou um paninho entre o ferro e a roupa para não marcá-la;
 
* Antes de usar secadora de roupa, leia a etiqueta da peça para ver se ela pode ser secada nela e para descobrir qual temperatura é adequada, para evitar danos. Saiba como decifrar os códigos das etiquetas nesse post.
Esses cuidados fazem toda a diferença para que os uniformes permaneçam em bom estado durante o ano inteiro! :)