segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DICAS PARA O AMIGO SECRETO



Uma das brincadeiras mais tradicionais do Natal para adultos e crianças é o amigo-secreto. Mais do que apenas um motivo para ganhar e dar presentes, esse é um momento para todos se divertirem.
Veja abaixo algumas dicas de amigo secreto:

- Tradicional
No amigo oculto tradicional, um dos participantes vai para frente do grupo e discursa sobre as características do presenteado, até que alguém adivinhe quem é o dono do presente. Torça para que seu amigo secreto seja discreto e não fale mais do que deve sobre você!

- Mímica
Nessa modalidade, um dos participantes faz mímica mostrando as características físicas, do trabalho ou do estilo do sorteado. As mímicas continuam até que alguém adivinhe. Tomara que alguém adivinhe rápido, assim paga o mico da mímica por um tempo menor!

- Desenho
Nesse tipo de amigo oculto, um dos participantes desenha as características do sorteado, até que alguém adivinhe e ele vá buscar o presente. Quanto mais irreverente for seu amigo secreto, maior as chances de você sair de lá com uma caricatura sua!

- Ladrão
Talvez seja o mais “ingrato” de todos. Os participantes escolhem o presente de acordo com uma ordem definida por sorteio. Porém o segundo pode pegar o presente que o primeiro escolheu, e assim sucessivamente. Como dizem: ladrão que rouba de ladrão tem cem anos de perdão. Mas neste caso podemos dizer que quem rouba por último, rouba melhor.

- Produto
Neste caso, o amigo oculto é descoberto através do presente. Quem vai presentear abre o embrulho e mostra o que comprou. A partir daí os participantes devem descobrir quem é o amigo oculto daquela pessoa, a partir das características do presente. É torcer para quem tirou você te conhecer muito bem e ter bom gosto, claro!

- Amigo da "onça"
O sorteio é realizado como no amigo secreto convencional. Mas, nesse caso, em vez de dar algo que a pessoa realmente quer, você escolhe um presente que não tem nada a ver com ela. Que tal dar um CD de pagode para aquele seu amigo que adora rock´n roll? O que vale é o bom humor na hora de presentear. E para a brincadeira ficar divertida e ninguém sair chateado, o mais indicado é fazer esse tipo de amigo-secreto entre pessoas que têm bastante intimidade.

- Pseudônimo

Cada um dos participantes escolhe um pseudônimo e escreve em um papelzinho. Então, cada um tira um, como no convencional. O divertido é ter de pensar em um presente para alguém que você apenas imagina ser.

- Amigo chocreto
Recentemente, ficou popular no Brasil o amigo chocreto, amigo de chocolate ou amigolate, que tem as mesmas regras do amigo secreto, porém a diferença é que os presentes podem ser apenas chocolates.

- Amigo-animal
Faça uma lista com muitos animais (o suficiente para cada participante da brincadeira poder escolher um). Ao invés de sortear os nomes dos participantes, sorteiam os nomes dos animais. Ninguém saberá quem tirou até o final da brincadeira, ou seja, no dia da “revelação”. Por isso é necessário haver uma caixinha para trocar bilhetinhos para cada “animal” dar dicas do que quer ganhar. No dia da revelação ao invés de dizer as características do amigo, se diz as características do bicho. Aí são duas surpresas.

- Amigo oculto “as avessas”
Quero sugerir uma variante do amigo oculto tradicional! Muitas vezes acontece que as pessoas não se conhecem muito bem, ou até ficam envergonhadas ao ter que falar algo sobre seu amigo e ficam meio que sem saber direito o que dizer. Nesse caso, em grupos grandes, pode se fazer a seguinte variante: Alguém inicia a brincadeira se virando contra a parede, se escondendo do grupo. O coordenador pede que levante a mão quem tirou o nome daquela pessoa escondida, assim sendo o grupo sabe quem é o amigo oculto daquela pessoa. Aí, será o grupo quem dará as caracteristicas sobre essa pessoa e a pessoa que se escondeu terá que adivinhar quem a tirou. É bem divertido!

- Amigo-personagem
Faça uma lista com personagens. Depois coloque o nome de cada um dos personagens em dois envelopes. Um envelope do "Quem eu sou" e outro do "Meu amigo é". Os presentes deverão ter relação com o personagem sorteado como "Meu amigo é".
O detalhe é que como as pessoas assumem personagens, não sabem quem realmente tiraram, só descobrirarão na hora da revelação.

Sites que fazem o sorteio pela Internet poupam tempo e garantem o segredo:

Confira alguns sites com sugestões de presentes para o seu Amigo Secreto:
Efetividade.net (tem quatro posts ao todo sobre o assunto)


(11) 4497 0588 / (11) 7441 7722 . organizatta@organizatta.com.br

2 comentários:

  1. Gostei das mil e uma possibilidades de se divertir com o amigo secreto.

    Beijos Simone http://www.newsespacohome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa. Tanto o site quanto o blog estão muito bacanas. Sucesso!
    Paty
    www.patyscakes.blogspot.com

    ResponderExcluir