sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MANIA POR GUARDAR TRALHAS E ACUMULAR OBJETOS



Existem pessoas com mania de guardar tudo, desde caixas de sapato, pote de sorvete, sacolas, revistas, eletrodomésticos que não funcionam até coisas que encontram e levam para casa, sejam velhas ou novas. Mas por trás geralmente escondem um problema psicológico que deve ser observado e tratado. A famosa frase "e se um dia eu precisar", ocupa sua mente constantemente.

Freqüentemente ela pensa que, em algum momento de sua vida, aquela peça terá alguma serventia e vai atulhando sua casa com tantas coisas, que não sobra espaço para manter ao ambientes organizados e arrumados.

Acumula, por anos, tantos objetos que nem sabe mais o que tem. Mas esse ato lhe dá segurança imaginar que possui essas coisas guardadas.

Com esse amontoado de objetos, o ar não circula e o ambiente fica propício ao acumulo de mofo, ácaros, bolor negro e fungos. Esse ar torna-se contaminado, causando problemas respiratórios, como alergias e asma., além de criar um ambiente propício à concentração de animais peçonhentos como ninhos de ratos e baratas.

A família sofre com esse comportamento e o relacionamento pode ficar abalado. A discussão não é o melhor caminho. Essa pessoa pode precisar de alguma ajuda médica, como um psicólogo, para orientá-la e descobrir quais as causa desse procedimento.

Essa atitude de acumular coisas, tanto as encontradas na rua como as compradas, traz prejuízos para a saúde, as finanças e a paz de todos os envolvidos.

Ela pensa que vai usar no futuro e não aproveita o presente. Seu espaço físico está obstruído por tanta coisa.

A pessoa ocupa todos os espaços da casa com eles, e não sobra lugar vazio para receber amigos e a família, além de se tornar um ambiente sujo e desagradável para os outros.

O lixo dos outros é irresistível
Há relatos de pessoas que catam coisas na rua, um pedaço de pau, uma cadeira velha, latas, garrafas e leva tudo o que acha para casa. Até comida, vão guardando pão, bolos, sanduíches e imagina a situação quando esses alimentos começam a estragar. Elas não têm consciência de que aquilo está errado. Precisam acumular, seja o que for, em suas casas, para terem conforto e segurança.

Como começar a ajudar e mudar esse comportamento:
Especialistas em organização como a Organizatta pode ser de grande ajuda. Mas você também pode ter sucesso. Escolha um dos ambientes e separe todas as coisas desnecessárias e que não são usadas e coloque em caixas. Limpe e deixe tudo em ordem. Chame-a para observar o espaço que está perdendo e o monte de objetos que não usa e insiste em guardar.

Tente fazê-la entender que não são necessários e que no fundo estão impedindo e atrapalhando a vida de todos os que convivem ali.

Se conseguir convencê-la sozinho, continue o processo de limpeza. Separe o que pode ser doado e jogado fora. Com isso já irá recuperar espaços importantes na casa.

Insista que o convívio com a família é o mais importante e que ela o está negligenciando em favor de objetos desnecessários.

Recuperar a harmonia, paz e limpeza valem muito.

Se não conseguir mudar seu comportamento com essas atitudes, procure ajuda médica.

Depois da casa em ordem, vá cuidar de você mesma. Faça com que todos os seus pensamentos se tornem realidade.

FONTE: BBEL

(11) 4497 0588 / (11) 7441 7722 . organizatta@organizatta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário