segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

UTENSÍLIOS ORGANIZADORES PARA SUA COZINHA

Ainda que você não seja um adepto da arte culinária, alguns objetos podem ser muito úteis durante os momentos em que estiver cozinhando e irão ajudá-lo a poupar tempo, dinheiro e estresse na execução desta tarefa do dia-a-dia.

Avental com bolsos
Quando estiver cozinhando, use aventais com bolsos, que protegem suas roupas e podem guardar pequenos itens como canetas e folhas de papel.


Lembretes
Se você ou alguém de sua família está submetido a uma dieta rígida, cole um lembrete na geladeira com o nome dos alimentos que não podem ser ingeridos. Caso tenha alguém doente, anote num papel tudo que for consumido diariamente. As anotações podem ser levadas ao médico, de modo que ele tenha uma idéia mais clara dos hábitos alimentares do paciente.


Cafeteira
Caso você aprecie uma xícara de café fresco pela manhã, talvez seja válido comprar uma cafeteira elétrica com timer. Basta colocar pó de café e água, programar o aparelho na noite anterior e saborear seu café na manhã seguinte.

Timer
Nunca permita que sua cozinha fique sem um timer ou relógio despertador. Sempre os programe para soar alguns minutos antes do tempo em que o alimento supostamente estaria pronto. Esse procedimento evita que os alimentos queimem e ainda permite que você se dedique a alguma outra tarefa de última hora enquanto o timer se encarrega de controlar o tempo.

Saco plástico
Quando for descascar os alimentos, deixe nas proximidades um saco plástico aberto, permitindo que o trabalho todo seja executado em seu interior. Assim que terminar o processo, bastará fechar a sacola e descartá-la. Também é útil deixar o cesto nas proximidades do local em que você estiver preparando a comida, de modo que destine o
lixo diretamente a ele.
Os legumes que sobrarem após o jantar podem ser guardados em sacos plásticos, e congelados para uso posterior, em sopas ou saladas.



Livro de Receitas
Tenha livros de receita sempre à mão, em estantes ou com apoios para livros em prateleiras, tampos de mesa ou outras superfícies lisas e desocupadas de sua casa.
Antes de preparar qualquer novo prato, leia toda a receita cuidadosamente e providencie todos os itens de que você vai precisar.
Procure selecionar receitas tendo em mente que elas devem ser:
. Balanceadas e nutritivas.
. Variadas.
. Ajustadas ao orçamento familiar.
. Adequadas ao tempo e energia disponíveis no momento.


Utensílios Específicos
Cheque se você possui um jogo de facas capaz de picar, fatiar e destrinchar os alimentos. Certifique-se também de que sua cozinha possui as ferramentas adequadas para grelhar, descascar, cortar, descaroçar e amassar. Não faz nenhum sentido perder o seu tempo tentando cozinhar com o auxílio de equipamentos ruins.


Pratos e copos descartáveis
Compre pratos de papelão e deixe-os ao lado do forno microondas para cobrir as refeições que serão levadas ao forno. Eles protegem a comida de forma mais eficiente do que as toalhas de papel e são mais práticos na prevenção da sujeira do que as louças, que precisam ser lavadas após o uso.
Uma ou duas vezes por mês, combine com sua família de pedirem comida por telefone e usarem pratos e copos descartáveis. Dessa forma, pelo menos nessas ocasiões, vocês se livrarão de cozinhar e limpar a cozinha. Não se esqueça de manter sempre à mão os números de telefone dos restaurantes que entregam refeições em casa.


Copo Medidor
Mantenha sempre um copo medidor pequeno nas latas de farinha, açúcar e arroz, dentre outros produtos. Além de facilitar a própria medição, isso ajuda ainda a inserir ou retirar o conteúdo desses recipientes.


Fonte: OZ

(11) 4497 0588 . (11) 7441 7722 . organizatta@organizatta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário