sábado, 28 de janeiro de 2012

ANTES e DEPOIS - ROUPARIA

ROUPEIRO 1

Vocês vão ver algumas fotos de roupeiros e poderão observar como pequenas intervenções podem melhorar o ambiente tanto funcional como visualmente.

 

Na foto acima não existe um padrão de dobra das toalhas nem dos lençóis, como cada peça é dobrada de um jeito e não existe regra para a acomodação, visualmente não fica bonito e funcionalmente não está adequado pois as peças estão misturadas entre si (jogos de toalhas de banho estão misturadas com toalhas avulsas, lençóis de casal misturados com lençóis de solteiro). Confesso que pra organizar lençóis é sempre bem trabalhoso e demorado, pois lençóis de casal geralmente estão misturados aos de solteiro e pra piorar a situação as fronhas estão sempre perdidas entre eles, isto é, quando elas ainda existem.

     

Apenas batendo o olho dá pra perceber a melhora no visual, e apesar da organização da rouparia ser mais trabalhosa e demorada como comentei acima, as intervenções aqui foram poucas.
Além de padronizarmos as dobras dos lençóis e das toalhas, separamos as peças nas prateleiras da seguinte forma:

Primeira prateleira - Estão os jogos de casal (toalhas de banho e rosto juntas)

Segunda prateleira - Estão os jogos de solteiro (toalhas de banho e rosto juntas), apesar de ter toalhas de cores iguais o que nos confundem com jogos de casal, o que os diferencia são bordados e algumas estampas

Terceira prateleira - Toalhas de rosto avulsas e toalhinhas de lavabo, além de alguns sabonetes líquidos (o ideal seria deixar todo o armário apenas com peças de rouparia, mas como havíamos realocado vários produtos de higiene para os banheiros, não tínhamos mais espaço para guardar os sabonetes líquidos, por isso resolvi deixá-los juntos, já que eles serão repostos nos próprios banheiros e lavabo)

Quarta prateleira - Algumas peças avulsas - do lado esquerdo toalhas de praia e do lado direito lençóis de solteiro

Quinta prateleira - Jogos de lençóis completos - do lado esquerdo lençóis de casal e do lado direito lençóis de solteiro

Última prateleira - Usamos caixas organizadoras para guardar objetos menores. Os tapetes e toalhas para mesa foram realocados para outro lugar.

Durante a organização, utilizamos diversos tipos de caixas para organizar os ambientes e pequenos espaços, elas variam de acordo com a necessidade, gosto e bolso de cada cliente.

Caso queiram, podemos usar etiquetas para identificar o local onde as roupas serão guardadas, isso facilita quando a guarda das roupas são feitas por mais de uma pessoa e quando ocorre a troca de funcionárias, assim, a que está chegando poderá manter a ordem sem maiores dificuldades.

DICA - Mantenha suas peças de rouparia sempre agrupadas para que as mesmas sejam usadas sempre juntas a fim de evitar que uma peça fique mais desbotada que a outra. E fala sério, nada melhor do que deitar numa cama bem arrumada, perfumada e com TODAS as peças combinando não acham?

Obs - A padronização da dobra das toalhas e dos lençóis também podem ser feitas com gabaritos (moldes) assim como fazemos para dobrar camisetas. Basta você medir o espaço que tem no armário para acomodar essas peças e fazer o molde de acordo com a sua necessidade, o molde pode ser feito com papel cartão ou uma folha de papelão que podem ser plastificados para prolongar a duração.
Em breve vou mostrar aqui passo a passo de como dobrá-las usando esses gabaritos.

Mais algumas fotos....


*****************************************************************************



*****************************************************************************




ROUPEIRO 2
Nas fotos abaixo vocês vão perceber que o local de acomodação das roupas são diferentes, pois além de realizarmos a mudança da cliente fizemos também a organização da rouparia e closet na nova residência.



ANTES 1
Aqui as toalhas e os roupões dos adultos e das crianças estavam todos misturados e acomodados em um guarda roupa comum. Mais uma vez, o visual está carregado e a funcionalidade comprometida, pois para achar peças iguais (jogos) no meio disso tudo era uma grande dificuldade, então, cada um pegava qualquer toalha e algumas estavam mais desbotadas que outras.

DICA - Se você tiver um espaço assim no seu guarda roupa (aqui era o espaço usado como cabideiro, eles adaptaram para guardar toalhas), peça a um marceneiro que coloque algumas prateleiras, isso é muito simples de fazer e não fica caro e você vai poder aproveitar o espaço de uma forma melhor, deixando o visual mais bonito, mais organizado e funcionalmente adequado.


DEPOIS 1
Observem como prateleiras fazem uma grande diferença no espaço. Este roupeiro está localizado no corredor dos quartos, o que facilita o acesso de todos, inclusive dos hóspedes
O trabalho aqui foi padronizar as dobras das toalhas e separar os jogos de casal dos de solteiro e das peças avulsas.
Nas duas últimas prateleiras deixei apenas toalhas e roupões das crianças para que elas conseguissem pegar sozinhas.
Vocês perceberam que algumas toalhas (principalmente as coloridas) que estão aqui não estavam na foto do antes? Pois é, isso é bem comum de acontecer. No momento da organização, procuramos por várias partes da casa peças que possam ser agrupadas entre si e as toalhas coloridas estavam cada uma num espaço diferente, e por fim colocamos todas juntas e isso certamente vai facilitar a vida de quem trabalha ali.

 
ANTES 2
Você teria paciência de procurar peças do mesmo jogo para colocá-las no banheiro ou também pegaria qualquer uma? Isso gera um certo estresse e toma tempo não acham?


 DEPOIS 2
Olhem como fica muito mais fácil e apresentável.
Separei da seguinte forma:

Primeira prateleira - Apenas peças avulsas

Segunda prateleira - Jogos de solteiro para visitas

Terceira e quarta prateleira - Jogos de casal



Espero que tenham gostado.

Abraços

Alessandra Araujo

2 comentários:

  1. Olá Alessandra, muito legal seu blog e adorei também seu site...já estou seguindo.
    Também temos um blog se quiser conhecer fica o convite.
    Bjs
    Gladys - Espaço Home

    ResponderExcluir
  2. Oi Gladys, que bom que você gostou.
    Ja entrei no seu e gostei bastante tb.
    Bjs

    ResponderExcluir